Prova do ENEM

A alienação e a mais-valia – Karl Marx

Esse assunto pode ser resumido como a sociologia sob o conceito de Karl Marx e é um tema muito cobrado em provas de vestibular e também no ENEM 2022, estuda-lo mais a fundo é garantia de pelo menos uma questão acertada. Esse artigo vai colocar pontos pertinentes da discussão que fará com que você entenda esses conceitos de Marx de maneira mais fácil e também irá direcioná-lo para uma pesquisa mais aprofundada. Alienação e mais-valia segundo Karl Marx, confira nesse post.

Assim como Hegel, Karl Marx tem em seu conceito de alienação um sentido negativo, entretanto, com uma notável diferença. De acordo com Marx a alienação trata-se de uma condição em que o trabalho não é reconhecido como um instrumento para a plena realização do homem e da sua condição enquanto humano e sim uma ferramenta para sua escravização que vem desumaniza-lo quando mede deu valor pelo que possui e pelo seu poder de acumular. Marx ainda afirma que a grande responsável pela alienação do homem é a justamente a modernidade e todas as suas novas formas de produção. Isso ocorre porque o trabalho torna-se cada vez mais especializado e dividido.

A necessidade de terceirizar para produzir em grande escala faz com que os indivíduos fiquem cada vez mais longe daquilo que produzem. O trabalhador sequer consegue reconhecer o que produziu tão pouco se sente parte do fruto do seu trabalho.

Alienação e mais-valia: transformação do homem em máquina

Com essas novas formas de produção o homem acaba por perder sua condição humana e transforma-se meramente em uma máquina programada para sempre repetir os mesmos esforços e sempre com o mesmo propósito: A busca desenfreada pelo capital que jamais conseguirá de quantidade suficiente para viver com dignidade, nem mesmo para adquirir o produto que é produzido com seus esforços.

A produção moderna além de iniciar a divisão de trabalho também traz consigo a cruel e desumana divisão social. Esse meio de organização bem como essa nova configuração do modo do trabalho foi primordial para que a sociedade capitalista nesses moldes quem bem conhecemos se desenvolvesse.

A mais-valia é a marca mais que registrada de Karl Marx, a mais-valia traz em seu conceito importantes definições que são essenciais para que consigamos entender a organização do modo de produção capitalista e todas as suas vertentes de apropriação do trabalho. O termo “mais-valia” basicamente vem discutir a diferença que existe entre os valores das mercadorias produzidas, o valor final dos seus meios de produção e, finalmente, o valor do trabalho que nada mais é do que o lucro no sistema capitalista em que vivemos.

À primeira vista o conceito de mais-valia pode parecer algo bem simples de ser interpretado ou entendido, contudo, o próprio Marx logo percebeu que a coisa toda era algo bem complexo já que muitos desses valores analisados não eram grandezas concretas e absolutas. Esses valores eram, na verdade, passíveis de bastante variabilidade de acordo com as características distintas de cada sociedade. O autor constatou que os valores de trabalho, sem a menor dúvida, não eram limitados ao valor de sobrevivência, pois em cada sociedade ele trazia consigo valores e costumes culturais distintos.

O que ficou provado, no entanto, é que constantemente os valores atribuídos ao trabalho e também a todo o processo de produção eram infinitamente inferiores ao valor que era cobrado pelo produto final. Dessa forma eram gerados lucros altíssimos para o capitalista que era domo dos meios de produção. Na atualidade as coisas não mudaram, é fácil perceber a diferença injusta entre o salário do trabalhador e dos empresários. Isso é alienação do trabalho, e resumindo, o trabalhador pode até conseguir sobreviver com o salário que ganha, mas dificilmente conseguirá comprar a mercadoria que é o produto final do seu trabalho a depender do setor onde atua.

Mais-valia absoluta

Marx ainda percebeu outros meios utilizados pelos capitalistas para aumentar sua margem de lucro. Um deles é obrigar o empregado a exceder sua jornada de trabalho mantendo o salário pago em uma constante invariável mesmo que sua produção tenha aumentado. Isso foi denominado por Marx de “mais-valia absoluta”. Dessa forma o capitalista dono dos meios de produção conseguiu aumentar sua produção bem como seus lucros sem aumentar gastos com a força de trabalho.

Se você deseja participar do Enem 2022 estude sobre isso e sobre as filosofias do mundo, tenha sempre muito conhecimento.

Acompanhe o edital no site do INEP e realize a sua inscrição para o Enem o quanto antes.damon

Deixe um comentário